segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Cerca de 60 jogadores inscritos na I Taça Litoral de Xadrez Internacional de S. Martinho do Porto

Há cerca de doze meses, Wempe de nacionalidade alemã, em conversa com José Cavadas (Associação Peão Cavalgante) depois de ter participado num torneio na Feira dos Frutos 2017, organizado pela Associação Peão Cavalgante propõe que José Cavadas (Associação Peão Cavalgante) integre a equipa na organização do I Taça Litoral de Xadrez Internacional de S. Martinho do Porto, um evento que deve ser um dos mais fortes  eventos de xadrez que se realizaram no distrito de Leiria até ao momento.  Entre os dias 15 e 21 de Setembro 2018.
Assim meteu-se mão este desafio. Solicitámos logo o apoio da Federação Portuguesa de Xadrez, que nos apoiou este evento desde a primeira hora, assim como a Casa da Cultura de S. Martinho do Porto. Este torneio é o primeiro do Circuito Nacional de Clássicas 2018/2019.

Onde fazer o torneio de xadrez? Foi uma das primeiras questões a serem colocadas.  Entre várias soluções, Tenda, Bombeiros, Casa da Cultura, pavilhão da Escola optou-se pelo Clube Náutico de S. Martinho do Porto porque perante o número previsível de inscritos, cerca de 80 a 100, a sala é acolhedora e  os jogadores podem deliciar-se com a Baía de S. Martinho, já que estes podem ver a Baía na sala de jogo.
Até ao momento, 27 de agosto,  estão inscritos 67 jogadores representando 14 países, Argélia; Dinamarca, Espanha, França, Alemanha, India, Itália, Noruega, Portugal, Roménia, África do Sul, Rússia, Estados Unidos.
A nível de titulados, temos: 3 Grandes Mestres;  6 Mestres Internacionais; 2- Mestres Internacionais Femininas
O número um do torneio é o Grande Mestre Russo  Vyacheslav Ikonnikov.  
Vyacheslav Ikonnikov

De salientar a presença do Mestre Internacional Herman Van Riemsdijk, um veterano com 70 anos. Um brasileiro, nascido em 26 agosto de 1948,  em Tiel nos Países Baixos. Foi campeão brasileiro em 1970, 1973 e 1988 e vice-campeão em 1975, 1976, 1977 e 1995. Jogou nas Olimpiadas 


Herman Van Riemsdijk



Regulamento

Lista de participantes

Chessorg

Organização:




Apoios: 


2 comentários: